Um dos produtos que move a economia na Zona da Mata é o plantio e a produção de café. E a partir de agora, esse segmento terá tudo para alavancar ainda mais.
Foi firmada nesta quinta-feira (19) uma parceria entre a Prefeitura de Fervedouro com a Minasul, a segunda maior cooperativa de café do Brasil.
Uma reunião com cafeicultores de toda a região foi realizada na quadra poliesportiva da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Carlos Coríndon que falou da importância da parceria e os benefícios que ela trará para toda região. Segundo o prefeito, a partir de agora, os produtores não precisarão mais vender as sacas de café para atravessadores, mas sim direto para a cooperativa com preços mais justos. “Precisamos andar juntos. Sozinhos não chegaremos a lugar algum”, enfatizou o prefeito em sua fala aos cafeicultores.
Na reunião, os diretores da cooperativa falaram dos benefícios do produtor se tornar um associado. Eles explicaram as possibilidades de linhas de crédito oferecidas a eles, como é feita a cotação do preço do café e as possibilidades da produção de um café especial para importação, em que o valor pago será mais alto.
O galpão será instalado às margens da BR-116. Um funcionário da cooperativa estará atuando no município realizando o cadastro e visitando os produtores da região.
Sobre a MinaSul
A Minasul é uma Cooperativa Agroindustrial há mais de 60 anos no mercado. Situada em Varginha – Sul de Minas Gerais, a sede fica em um complexo de 143 mil m², possui três lojas com 17 mil itens de insumos e produtos veterinários (Varginha, Lavras e Carmo da Cachoeira) e mais 12 escritórios de negócios. Possui 8.500 cooperados localizados em mais de 200 municípios.
A Cooperativa comercializa mais de 1,5 milhão de sacas de café por ano. Recebe o produto em bags (1,2 mil kg), granel e sacarias (60kg) e tem capacidade de armazenar mais de 2,2 milhões de sacas. Com todo o seu processo automatizado e equipamentos de última geração e padrão internacional para controle de estoque, movimentação, processamento, armazenagem e expedição de café, tem como vantagem competitiva a rastreabilidade do produto, tornando-se um diferencial para a cooperativa.
A Minasul potencializa a sua capacidade de produção com foco na qualidade e sustentabilidade consistente do café através do pleno desenvolvimento dos produtores. Para isso, apresenta aos cooperados workshops de mercado futuro para garantir que ele faça o melhor negócio. Oferece ainda suporte técnico com consultoria 360º da produção a comercialização. Além disso, valida a qualidade do café por meio de uma equipe de 7 profissionais Q Graders.
Eleva sua estrutura a nível nacional e mundial para apresentar não só produtos de primeira linha, como também estreita as relações junto ao consumidor final. Com uma visão estratégica, leva o jeito brasileiro para outros continentes. Apresenta suas unidades internacionais (Minasul USA, Minasul Europe e Minasul Asia.) para dar liquidez aos cooperados, aumentando assim, a rentabilidade.
Assim, a Minasul se destaca no mercado onde atua como uma das cooperativas que mais cresce no setor, fruto da parceria de seus colaboradores com os princípios adotados pela Minasul.