Começaram as comemorações do aniversário de 30 anos de Fervedouro. Nesta sexta-feira a programação aconteceu na Câmara Municipal, com o lançamento do livro “Efemérides Fervedourenses (1856 a 1996), de Celso Ricardo.
Durante o evento o escritor ministrou uma palestra com o tema “Fervedouro, num olhar histórico e contemporâneo”, com relatos sobre a história do município, quando ainda distrito de Carangola.
Em seguida, houve a entrega do primeiro prêmio “Jesus Jacovini do Prado” como forma de reconhecimento e valorização da cultura do município.
Jesus Jacovini foi um grande incentivador da cultura e do desenvolvimento de Fervedouro. Dedicou a maior parte da sua vida mostrando o que há de melhor no município e foi um dos principais responsáveis pela municipalização em 1992.
O primeiro título foi para seu irmão, Alberto Jacovini do Prado. Ele nasceu no dia 27 de fevereiro, na Fazenda São José dos Pinheiros, zona rural de Fervedouro. Atualmente mora no Rio de Janeiro. Como amante da cultura e da arte, trabalhou nas principais emissoras de rádio do Rio e quando vinha a Fervedouro, estava à frente de atrações culturais, como shows, desfiles e festivais.
Ao final do evento, Celso Ricardo autografou os livros.
Sobre os escritores homenageados
Celso Ricardo de Almeida é professor, pesquisador, escritor e poeta. Ele é escritor que mais publicou livros sobre a história de Fervedouro.
Aparecida Gomes Oliveira é professora, pesquisadora, escritora, ativista cultural e social.
Próximos eventos:
Neste sábado, duas atrações musicais estão marcadas para acontecer, em frente ao estádio municipal, com o Alan do Forró e a dupla sertaneja Halvaro e Rodrigues.
No domingo haverá o 1º Pedala Fervedouro. Serão 38 quilômetros de percurso, com direito a paisagens de tirar o fôlego. A largada está prevista para acontecer às 8h, mas antes será servido um delicioso café da manhã para os ciclistas. No final do percurso, haverá um almoço.