A Prefeitura de Fervedouro, em parceria com a Emater realizaram esta semana, uma reunião na comunidade Fazenda Paraíso. Cerca de 20 moradores estiveram na igreja católica da localidade e começaram a traçar planos para o processo de certificação para que o local se torne uma Comunidade Quilombola. Este será o primeiro agrupamento quilombola da cidade.
Neste primeiro momento foi feito uma contextualização do processo de certificação e um resgate histórico do início da comunidade.
Para a próxima reunião outros membros da comunidade que não puderam participar serão chamados. Também estarão presentes representantes das Secretárias Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Saúde, a qual darão continuidade ao trabalho.
Todos os procedimentos estão sendo organizados pelos próprios moradores. Nos próximos dias, eles realizarão um resgate fotográfico, de documentações e de tudo que venha evidenciar que a comunidade poderá se tornar quilombola.
A documentação será enviada a Fundação Cultural Palmares, órgão responsável pelo processo de certificação no Brasil, juntamente com um requerimento de certificação.
A reunião contou com a participação da técnica da Emater, Alessandra Paiva e da representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Habitação do município, Manderlene Fernandes.